E-mail para contato:

Digaumaster@gmail.com
E-mail para dúvidas, sugestões e curiosidades.
Todos os e-mails mandados serão rapidamente respondidos.

28 maio, 2010

Cinco países ainda condenam gays à morte, diz relatório da Ilga

A Ilga (International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans e Intersex Association) acaba de divulgar seu Mapa da Homofobia edição 2010.


O relatório anual comemora o fato de a Índia ter descriminalizado a homossexualidade. Portanto, se na edição de 2009 os países que perseguiam gays eram 77, agora são 76. Apesar de um passo à frente, o relatório ainda conta com os cinco "infames" que condenam os homossexuais à morte: Irã, Mauritânia, Arábia Saudita, Sudão e Iêmen.


O relatório atenta para o fato de que apenas um país deixou a rota dos "homofóbicos", mas, observa a Ilga, a Índia representa 1/6 da população mundial. Assim, o avanço deixa de ser pequeno e ganha proporções relevantes. ( ótima notícia).


O documento lamenta que a Uganda queira aprovar uma lei que visa condenar homossexuais à morte e afirma que o mais preocupante é que há "rede de igrejas fundamentalistas comprometidas com a criminalização de LGBT" no país.


Além de Uganda, a pesquisa atenta para o fato de que mais da metade dos governos africanos "tomou decisões para criminalizar formalmente as uniões entre pessoas do mesmo sexo". Segundo o documento, as mais danosas são a lei da Uganda e o casal gay condenado no Malauí. Portanto, chega-se à conclusão de que a homofobia de Estado na África tem aumentado e ganhado força nos últimos anos.


Por fim, a associação comemora os avanços na Argentina e na Cidade do México, que reconheceram a "igualdade de direitos ao casamento para casais do mesmo sexo". A Ilga conclui o documento, desejando que outros países da América Latina sigam o exemplo.
fonte: Mix Brasil.

Nenhum comentário: